Texto: Informática Educativa
Informática
educativa refere-se ao uso do computador e suas ferramentas no âmbito escolar,
enquanto recurso
pedagógico a ser utilizado pelo profissional docente. Embora o termo informática
não seja o mais atual (comum na década de 80), o termo informática educativa
continua sendo utilizado pelos profissionais da educação. No âmbito escolar,
também podemos considerar o computador como um dispositivo de tecnologia assistiva e portanto como um facilitador de inclusão escolar e social.
O objetivo
da informática educativa é utilizar o computador - para acesso à internet e
softwares educativo - enquanto recurso pedagógico para as aulas de diferentes
disciplinas, incentivando a descoberta de informações e a construção do
conhecimento tanto do aluno quanto do professor. Desta forma, cabe ao
profissional docente refletir sobre as possibilidade para que as ferramentas
computacionais contribuam efetivamente para a construção do conhecimento por
seus alunos, e por isso perguntas sobre: "por que", "quando"
e "como" usar o computador são fundamentais para auxiliar numa
efetiva construção do conhecimento.
A depender
do espaço físico e da grade curricular nas escolas, os alunos podem ter aulas
da disciplina de Informática, ou caso não tenham esta previsão curricular
(realidade da maioria das escolas públicas)podem ser realizadas visitas
mediadas ao Laboratório de 'Informática' durante as aulas de outras disciplinas
ou ainda no contraturno ao que o aluno é matriculado. Geralmente, os
Laboratórios de Informática nas escolas possuem um profissional docente
responsável, mas dependendo do local pode-se contar com profissionais formados
na área de TI.
Embora muitas escolas possuam essas tecnologias
disponíveis, as mesmas muitas vezes não são utilizadas no potencial que
deveriam, ficando muitas vezes os Laboratórios/Salas de Informática trancadas
por falta de profissionais habilitados para atuarem na gerência, supervisão,
orientação e manutenção das máquinas, assim como por falta de capacitação de
alguns docentes para o conhecimento das potencialidades que este recurso pode
agregar nas atividades em sala de aula.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Realizar Seminário sobre a História da Informática Educativa no Brasil, em grupos de até 6 (seis) integrantes.
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